UM IMIGRANTE BRASILEIRO POR DIA (EM SEU TRABALHO)


Desde que cheguei em Portugal, há quase 5 anos, sempre tive vontade de fazer um projeto fotográfico voltado para essa tema da imigração brasileira, mas no corre da vida essa ideia sempre ficou de lado, esses dias ao rever os meus caderninhos tive vergonha das diversas vezes que coloquei a ideia no papel e não cumpri.


Cada ano que passa são milhares de brasileiros que deixam suas famílias e as respectivas seguranças emocionais e financeiras, se desafiam em busca de uma vida melhor em outro país. Eu particularmente defendo que no mundo em que vivemos é completamente óbvio que um brasileiro ganhe a vida em Portugal, que um português ganhe a vida na França, que um francês ganhe a vida nos EUA, que um americano ganhe a vida no Japão e assim por diante. 


Entretanto migrar é uma revolução interna, por vezes se adaptar não é fazer parte o que resulta em diversos transtornos, infelizmente aprendemos o real significado das palavras: discriminação, xenofoboa e preconceito. Mas também sentimos orgulho de nós mesmos e muito gosto da frase: brasileiros não desistem NUNCA! - ela é muito útil para os imigrantes.


Nós brasileiros estamos constantemente em manchetes de jornais, como dados, como pessoa oblíqua, por isso quero através dessas fotografias começar a dar caras aos números e enfim, vos apresento a minha gente bacana pra caramba: os brasileiros(as). Vem comigo!


P.s: se gostou da idéia e quer ser fotografado por mim mande mensagem <3 



1 - JOÃO | UM IMIGRANTE BRASILEIRO(A) POR DIA (EM SEU TRABALHO)

BLOODY MARY LISBOA


#01 João @bones_away at @bloody_mary_lisboa 

. Vegan . Casado . Pai de dog e cats . Cozinheiro top . Senso de húmor delicado . Sexy symbol .




brasileiro-em-lisboa-portugal-vida

2 - MATEUS | UM BRASILEIRO(A) POR DIA EM SEU TRABALHO

THANK YOU MAMA


@mateusmaneschy trabalha no @thankyoumama.cafe nasceu no Amapá, Brasil. Tem apenas 21 aninhos e já trabalha com café de especialidade, é barista e bartender (tem dois empregos em Lisboa), estudou computação (não concluiu ainda).

Em relação a ser imigrante ele sente que a cidade o abraça, mas ao mesmo tempo sente-se isolado, assim convive com esse sentimento ambíguo de pertencer e por outras vezes não. O motivo de se aventurar em Portugal é porque seus familiares vieram e ele aproveitou a oportunidade e veio junto. 


Um fato muito curioso é que eu conheci o Mateus na primeira vez que estive no @thankyoumama.cafe ele foi tão doce e querido, a vibe do seu atendimento me marcou e alegrou o meu dia por isso fiz questão de fotografá-lo. <3 


Sobre brasileiros que adoçam o seu dia em Lisboa, ele é um. 

brasileiro-em-lisboa-portugal-vida

3 - BRUNA | UM BRASILEIRO(A) POR DIA EM SEU TRABALHO 

JANIS CAFÉ


A primeira mulher tinha que ser ela, a @brunapenharvel que me conquistou com esse sorriso da janela, ela trabalha no @cafejanis e nos conhecemos na pandemia, sabe aquela pessoa que sempre está “tudo bem e aparentemente sob controle?”, que sempre tem uma frase para deixar o seu dia mais prático? Então, assim é a Bruna. Adoro voltar das caminhadas matinais do Cais e buscar o cafezinho feito por ela, sempre com carinho, nesse período de preparo trocámos ideias e assim volto a casa, relaxada/feliz depois de um papo fixe.


Ela é sempre atenciosa, mesmo com o café a bombar. Para quem não sabe o Janis é um café que está sempre cheio, eu admiro imenso quem consegue se manter calmo e amoroso no meio do caos. 


A Bruna vive em Lisboa há 3 anos, tem 29 anos, é formada em Direito e sobre ser imigrante brasileira ela sente que é uma experiência desafiadora e por muitas vezes se depara com o desamparo. 


Bom, visitem a Bruna no Janis e aproveitem para comer os melhores cookies 🍪da cidade. 🥳

.

brasileiro-em-lisboa-portugal-vida

4 - CAROL | UM BRASILEIRO(A) POR DIA EM SEU TRABALHO 

BARRO STORE


40 anos . Nasceu em São Paulo . Publicitária . Proprietária da marca @barro.store 


A história de hoje é sobre superação e começar do nada no pior momento do PLANETA, sem amparo, sem dinheiro mas com talento de sobra. Calma, no fim das contas deu tudo certo! 


Bom, para os introduzir a @barro.store é uma marca incrível de moda com o conceito atemporal, roupas de qualidade, lindas, que não saem de moda nunca. 


Assim a loja nasceu no começo da pandemia, no momento mais inseguro do mundo, mas a Carol e seu ex sócio (também brasileiro) não tinham nada além do otimismo que se calhar o projeto daria certo. Sabe aquela fé inabalável do nosso povo brasileiro? Então movemos montanhas! E assim foi!


O talento com a garra transformou o famoso “tinha tudo para dar errado” em “está a dar certo”. Mesmo começando absolutamente do zero a Barro conquista e cresce.


Sobre empreender em Portugal a Carol diz que o maior desafio é não conhecer o caminho das pedras, se jogar no escuro, mas que sem dúvidas o jeitinho criativo de fazer acontecer de nós brasileiro fez com que esse sonho, sem planejamento concreto, entretanto com muita vontade se tornasse real e feliz! 


Nós brasileiro somos assim, se não nos oferecem um trabalho, nós criamos o nosso!❤️😎


EU AMO O MEU POVO! ORGULHO! 

brasileiro-em-lisboa-portugal-vida